COLORIMETRIA

Boa tarde amadas tudo bem? O assunto de hoje será sobre colorimetria.

Ai você me pergunta mas afinal o que é isso ?? Confesso que achei o nome bem esquisito também, mas então vamos lá.

Colorimetria é a ciência que estuda as cores e se torna capilar quando o assunto são cabelos, com combinações de cores, composição de cores, neutralização e contrastes.Sendo também um dos conhecimentos mais utilizados pelos cabeleireiros e saber como utilizá-lo é muito útil para quem está iniciando a profissão.Essa técnica é excelente para sabermos  como utilizar os tons adequadamente, então se seu cabelo é virgem ou se você pretende fazer uma mudança radical na cor, porém tem medo do resultado, vamos as seguintes dicas.Assim como quando você vai fazer uma pintura com tinta aguache ou colorir papéis os cabelos é quase a mesma coisa, quanto a combinação de cores, só que você precisa primeiramente  fazer um curso para entender e praticar corretamente.

  CORES PRIMÁRIAS

As cores primárias também são denominadas fundamentais, azul, amarelo e vermelho.Essas cores são fundamentais para dar origem as outras.A soma dessas três cores da o tom marrom.Assim como o branco e o vermelho da o tom rosa e  as tonalidades opostas se neutralizam.

  CORES SECUNDÁRIAS

Também são cores complementares , resultando a mistura das cores primárias , mas em proporções iguais, sendo as cores verde, alaranjado e roxo.Essas três cores são resultantes de várias misturas como por exemplo:

Azul + Amarelo = Verde

Vermelho + Azul = Roxo

Amarelo + Vermelho + Alaranjado

Já nas cores terciárias são as misturas das cores primárias ou secundárias só que em proporções variadas.Na conjuntura dessa cores temos a colorimetria capilar que também são definidas como cores quentes, frias e neutras  .Cores frias quando utilizadas passam a impressão de reduzir e distancias as formas assim como azul, verde , violeta e cinza.Já nos tons neutros são as misturas dos tons frios + tons quentes.

Cada cor corresponde a uma altura da coloração, altura 1 corresponde ao preto, altura 2 ao castanho escuríssimo, 3 castanho escuro,4 castanho, 5 castanho claro, 6 corresponde ao loiro escuro, 7 ao loiro médio, 8 loiro claro e o 9 ao loiro muito claro( referente ao branco e platinado).

tabela_coloracoes

Vejam as composições e tons na prática, que significa nos cabelos de cada pessoa.

ece906_5870cb2c116f4ae6aa5e2e24d88f145c

As tonalidades também dependem muito do tom de pele de cada pessoa, como por exemplo se a mulher ou homem forem de peles claras os tons avermelhados e pretos irão destacar mais , chamando atenção.Nos tons morenos, amarelos e negros o loiro médio e o claríssimo ou platinado vão dar um lindos destaque.Mas reafirmando todo cuidado é fundamental, vocês também precisam saber essas outras dicas meninas.

O que são os números antes do ponto??

Os números antes do ponto corresponde as cores naturais dos cabelos, como castanho, preto e loiro.

Se o número da caixa for seguido de zero (2.0), a cor é pura e pinta os fios sem reflexo,  como por exemplo o preto natural.

Já os números depois do ponto corresponde aos reflexos combinados da cor , sendo visíveis naturalmente ou a luz do sol. Quando o número aparece repetido significa que o reflexo é mais forte, intenso e brilhante,ex: 4.66 base castanho claro e reflexos duplamente vermelho, já o 6.34  significa que a base é loiro escuro e os reflexos dourados e acobreados.

Dois ou mais números antes do ponto

Quer dizer que a cor não é pura, e já possuem outros tons que proporcionarão efeitos variados.Esse tipo de coloração  não devem ser usados para cabelos brancos, e nem com os de cores naturais.

         Algumas dicas que podem ajudar

  1. Identifique qual é a sua cor de cabelo e número correspondente a ela.
  2. Nunca escureça mais de 2 tons nem clareie mais de dois tons em casa se não tiver experiência com colorimetria e descoloração.
  3. Faça o cálculo da quantidade de tinta antes, isso evita ter que sair para comprar outro kit com tinta no cabelo, a quantidade é a seguinte para cabelos curtos 1 kit, médios e volumosos 2 kits e muito longos 3 kits.
  4. Qual reflexo escolher? Vá pelo seu tom de pele, reflexo castanho e chocolate fica bem para todas as peles, já as claras devem optar por reflexos vermelhos, o cobre fica bom para peles bronzeadas, orientais ficam maravilhosas com reflexos acaju, mas se a sua pele é amarelada evite os dourados e vermelhos por serem quentes demais.
  5. Descolorou e o cabelo ficou laranja? nuances acinzentadas podem amenizar o problema.

Os tipos de tintas também ajudam bastante ´para sabermos o tipo da coloração adequada, assim como:

Permante – III
Semi- Permanente -II
Temporária ou Tom sobre Tom -I
 
Permanente -III – É a mais perigosa, e difícil de tirar, porque retira a cor natural dos cabelos e substitui com os corantes artificiais, só deve ser utilizada se for uma cor que pretende manter a longo prazo, para manutenção basta pintar as raizes.
 
Semi- Permanente -II – Actua mais levemente que a permanente, em vez de retirar a cor natural, a cor artificial vai cobrir os fios de cabelo como uma capa, que vai saindo com as lavagens, em média 20  a 30 lavagens, é óptima para quem quer dar reflexos ao cabelo por algum tempo, não estraga tanto o cabelo, mas deve-se evitar a utilização repetida dela, deverá ter intervalos pelo menos de 3 meses.
 
Temporária -I– Muito leve, basicamente serve para dar mais brilho e cor á sua cor natural, ou um pouco de reflexos, se quiser o cabelo com um aspecto mais jovem e uma cor mais viva mas não o quer estragar e precisa só de uma pequena mudança para se sentir melhor ou tem algum evento em que quer estar no seu esplendor é o ideal, dura cerca de 5 lavagens.
Obs: Essas dicas também servem para quem faz luzes ou mechas, pois também é um tipo de coloração, mesmo não sendo no cabelo todo apenas em alguns fios.Espero que essas dicas tenham sido úteis a vocês meninas que pretendem dar um up no visu, modificando radicalmente, ou parcialmente.
Bjim fiquem com Deus e espero que vocês gostem do post, comentem.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Anúncios

3 thoughts on “COLORIMETRIA”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s